domingo, 17 de fevereiro de 2013

Relatório de Actividades A.I.J - 2012

[Aqui fica, disponível para todos os sócios, o Relatório de Actividades da A.I.J, referente ao Ano de 2012, aprovado por unanimidade na Assembleia Geral da A.I.J de 10/02/2013.]

Relatório de Actividades 2012

 - Jantar e Deslocação ao Carnaval de Torres Vedras: Esta iniciativa atingiu os objetivos a que se propôs, realizou-se o jantar e a deslocação, reuniu cerca de 50 jovens e o saldo entre despesas e receitas foi positivo.

- Festa de Aniversário da AIJ: Esta iniciativa atingiu os objectivos a que se propôs, bastante bem estruturada em termos de organização e segurança, a participação de sócios e amigos foi significativa e o saldo entre despesas e receitas foi claramente positivo.

- Torneio 25 de Abril: O Torneio atingiu os objectivos a que se propôs, contou com a participação de 16 equipas e 80 jogadores, constava no Plano Anual de Actividades para 2012 e foi realizado no Complexo Desportivo do Jamor. A iniciativa registou um saldo positivo entre despesas e receitas.

- Festa da Criança: A Festa da criança, iniciativa que já conta com 3 edições é já uma tradição para as crianças do Concelho, com a organização melhorada a iniciativa teve mais condições e divertimentos para as crianças, um lanche melhor que os anteriores e uma participação significativa de crianças (cerca de 400). O saldo entre as despesas e receitas foi negativo, a despesa é maior, tal como esperado, mas tal facto, representa uma decisão da Direcção da Associação que pretende manter e melhorar a iniciativa com um formato gratuito (compromisso social).

-Arraial da Juventude: Esta iniciativa, embora pensada com muita antecedência, os contactos com as Câmara Municipal e Juntas de Freguesia foram feitos em Abril, só começou a ser avaliada, relativamente à exequibilidade do apoio, pelos serviços camarários muito tarde, consequentemente, a resposta negativa que veio a ser dada foi também tardia. É importante referir que o Arraial, que já conta com três edições, sempre se tinha realizado no Jardim do Mercado em Queijas e que foi por proposta da Junta de Freguesia e da C.M.O que se equacionou a alteração de local. No entanto, e apesar de ter sido a Camara a propor tal alteração, um mês antes da iniciativa, informa-nos por correio electrónico que não nos vai ser possível realizar a iniciativa no local previamente falado e que em termos de apoios logísticos, materiais e económicos, também não poderíamos contar com o apoio da Câmara Municipal. Assim sendo, com um cartaz artístico bem melhor que o anterior, com praticamente tudo tratado, fomos surpreendidos por esta decisão e tivemos que em tempo recorde discutir as saídas e pela continuidade da realização da iniciativa. A decisão sobre o novo local recaiu nos Nirvana Estudios em Valejas, um local privado e portanto pago, mas que reunia as condições para a realização do Arraial. Contudo, a decisão que tomamos pela manutenção do formato original do Arraial, tal como estava previsto antes de se saber o não apoio da C.M.O, levou a um aumento significativo das despesas, com o aluguer do local e o pagamento de todas as licenças. A juntar a isto, o facto de não podermos manter a programação do segundo dia, o que não permitiu angariar fundos através da venda de produtos no Bar. Por isto tudo, o saldo entre despesas e receitas foi claramente negativo e o Arraial é responsável pela maioria da divida que a Associação tem. Importa referir que através dos esforços realizados pela Direcção do mandato que termina, a Câmara Municipal de Oeiras vai assumir o pagamento referente à divida privada decorrente da organização do Arraial da Juventude.

- Convivo de Final de Verão: Esta iniciativa realizou-se após uma paragem nas actividades da Associação, decorrente das férias de verão e do enorme desgaste que foi a organização do Arraial, e não constava do plano Anual de Actividades para 2012. Contou com a presença de cerca de 40 jovens e o saldo entre despesas e receitas foi claramente positivo.

- Festa de Magusto: Realizado pela primeira vez, o Magusto da Juventude, realizou-se nos Jardins do Palácio dos Aciprestes e contou com o apoio da Fundação Marquês de Pombal. Participaram cerca de 100 jovens e o saldo entre despesas e receitas foi bastante positivo.

- Participação nas reuniões da Comissão Municipal de Juventude: A Associação retomou a participação contínua nas reuniões da Comissão Municipal de Juventude, sendo uma das organizações que mais participa e intervém, e é responsável pela aprovação de algumas propostas e sugestões que tiveram como objectivo facilitar e melhorar o trabalho das Associações Juvenis e reforçar o apoio da C.M.O.

- Participação nas reuniões da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens: A Associação retomou a participação contínua nas reuniões da Comissão Alargada da CPCJ – Oeiras.

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