domingo, 20 de janeiro de 2013
Somos a Juventude que Resiste!
Decorria o Ano de 2009, em pleno verão, quando um grupo de jovens de várias freguesias do Concelho de Oeiras, se apercebeu de forma mais consciente que a oferta de actividades culturais, desportivas e recreativas no Concelho de Oeiras era manifestamente insuficiente. Munidos da disponibilidade temporal que a época proporcionava -férias escolares e laborais -, resolvemos pôr mãos à obra e organizar aquilo que viria a chamar-se a “1ª Churrascada da Juventude” na Freguesia de Carnaxide, evento que reuniu mais de uma centena de jovens do Concelho. Os laços de amizade criados no decorrer da preparação da actividade, a consciência da necessidade de tomarmos o nosso destino nas nossas próprias mãos, e o excepcional acolhimento que o evento teve junto da juventude deixaram a semente que viria a criar a nossa Associação.
E assim foi. Seguindo o espírito que nos levou a organizar a primeira iniciativa, e passados menos de seis meses da sua realização, funda-se a Associação Iniciativa Jovem (A.I.J), a 19 de Dezembro de 2009, num jantar de Natal que reuniu mais de meia centena de jovens na Freguesia de Linda-a-Velha. A aceitação foi entusiasta, e em poucas semanas, largas dezenas de jovens eram já sócios da A.I.J. A enorme carga burocrática, consequência de uma política para o associativismo juvenil profundamente afastada da realidade e limitativa no seu aprofundamento, foi a primeira grande prova de fogo que tivemos de enfrentar. Mas com grande empenho e entrega dos recém -eleitos Dirigentes da A.I.J, além de uma enorme solidariedade prática e económica de muitos jovens, essas dificuldades foram ultrapassadas e a Associação legalizou-se a 20 de Janeiro de 2010.
Desde aí percorremos um curto mas empolgante caminho. Foram muitas as actividades até aqui realizadas, inúmeros os jovens que participaram com o seu empenho e disponibilidade enquanto dirigentes ou sócios. É justo destacar o Torneio 25 de Abril, a Festa da Criança, o Arraial e a Churrascada da Juventude, ou as Olimpíadas da Juventude, como iniciativas que marcaram os últimos anos da actividade juvenil em Oeiras. Assumimos, com empenho, o nosso espaço no Associativismo juvenil e batemo-nos por inúmeras causas ligadas à Paz, à democracia, pela massificação do Desporto e da Cultura, e à legítima participação da juventude nos destinos do nosso País. Somos a Juventude que Resiste!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário